quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CRIANÇA COM SURDEZ NA ESCOLA REGULAR

Na proposta atual, mas inclusiva, a criança com deficiência auditiva participa do sistema educacional, não está fora dele. É esperado que ela, bem como professores e toda a escola, conte com dispositivos que auxiliem seu pleno desenvolvimento escolar, sem sacrifícios.
A integração da criança com este tipo de deficiência em classe comum da escola regular terá mais chances de sucesso se for gradativa e resultar de um estudo de cada caso, individualmente, também não podemos esquecer que a familia precisa fornecer aos professores os dados necessários para que eles entendam melhor tudo que a falta de audição pode acarretar e possam prever o tipo de reação da criança no ambiente escolar.
A escola regular precisa dispor de recursos que tornem viável o processo da inclusão, como por exemplo:
  • acessoria em relação à língua de sinais;
  • material concreto e visual que sirva de apoio para garantir a assimilação de conceitos novos;
  • contato com professores que tenham vivenciado situações semelhantes;
  • orientação de professores de educação especial;
  • sala de recursos e troca de experiências.

2 comentários:

  1. É um desafio para a escola trabalhar com este aluno epecial,com certeza é preciso atenção, carinho e amor....pois tudo que é feito com amor, traz otimos resultados!

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